quinta-feira, fevereiro 19, 2009

índices

Acho interessante como a imprensa embarca em uns modismos para dar notícias, baseadas em informações dadas por algum grupo com interesse e a população embarca na maior, principalmente a classe média. Se tratando de economia então, que todos acham que sabem, é uma farra, e as vaquinhas de presépio validando o que sai na mídia.

Vejamos, quando eu era criança, o que mais apavorava a economia era a dívida externa. Me lembro da manchete de que a dívida brasileira chegara a 1 bilhão de dólares. Sim, o dólar era outro termômetro importantíssimo e a disparada dele significava uma catástrofe e de que a economia ia mal.

Tivemos ainda o preço do barril do petróleo, acompanhado por todos diariamente. Sim, não esqueçamos do superavit ou deficit das contas do governo. Depois de um tempo, inventaram o superavit primário, pois chegaram a conclusão de que a conta sempre cairia em deficit.

Continuando, no início desse século era o risco país. Todos os dias era capa de jornal, principalmente para divulgar a sua queda. Outra vez passamos pelo preço do petróleo, superavit primário. Sim, estava esquecendo, balança comercial. Quando é negativa então, é uma verdadeira catástrofe!

Uma das melhores, e ainda atuais é a da taxa Selic. Essa então, é do cacete, e responsável pelos maiores problemas dos brasileiros atualmente. Sim, e de 2003 para cá, a bolsa de valores. Quando o índice Ibovespa apresenta queda, estamos perto de alguma tragédia.

Ainda podemos buscar alguns sazionais com o PIB, o IDH, censo do IBGE. Se apresentam melhora, passam em branco, se indicam alguma piora, é um Deus me livre.

Fala sério, estou esperando mais algum índice que diga que tudo vai dar errado...

Sem comentários: