sexta-feira, junho 26, 2009

Será?

Winston Churchil ex-primeiro ministro britânico falou que "tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos."

Se considerarmos que ele mesmo fazia parte da elite política e intelectual da Grã-Bretanha, a de se desconfiar de tal frase que frequentemente é usada pelos democratas. Se considerarmos que Churchil viveu seu auge em plena segunda guerra e faleceu no auge da guerra fria, chegamos a conclusão que a frase está desatualizada.

Talvez a democracia seja a melhor forma de governo, mas, que democracia? A democracia em que a população participe ativamente sobre os seus destinos, possa cobrar e mudar os rumos tomados pelo governo, essa é a melhor forma. Mas tentar dizer que isso que vivemos é uma democracia e que é a melhor forma de governo é tentar enganar quem raciocina.

Isso não se refere só ao legislativo ou executivo, mas também, no mesmo nível ao judiciário. Essa divisão de poderes e regalias não defendem o interesse do povo e sim aos interesses das próprias instituições e quem faz parte dela. O judidicário então é o mais curioso, ninguém se mete com ele, pois tem o poder de julgar e acabar com a sua vida, te mandar para a prisão. Olha só que interessante, legisla em causa própria quando necessário.

Sem comentários: